Notícia

Início / Notícias / O que deve ser feito para evitar e tratar o diabetes e a pressão alta?

O que deve ser feito para evitar e tratar o diabetes e a pressão alta?

Ter uma ou as duas doenças vai exigir da pessoa disciplina e cuidado contínuos para evitar as suas complicações. É preciso controlar bem a pressão e a glicemia (quantidade de açúcar no sangue). Para isso a alimentação deve ser regrada, evitando os excessos de doces, massas, arroz, feijão, pão, bolachas, refrigerantes com açúcar, gorduras, frituras e sal. A pessoa com diabetes ou pressão alta devem se alimentar com verduras e frutas em todas as refeições e comer pouco daquelas comidas citadas anteriormente. Além disso, devem fazer atividade física todos os dias, pelo menos 30 a 40 minutos por dia. Andar é o melhor e o mais simples de todos os exercícios, pode até abusar dele que não tem problema. As pessoas que têm pais com pressão alta ou diabetes devem ser considerados fortes candidatos a terem estas doenças. Por isso, emagrecer e seguir estas orientações acima evitará o aparecimento das doenças ou fará com que elas se manifestem mais tarde.

Quando estas providências não são suficientes para controlar a pressão alta e o diabetes, lançamos mão de medicamentos para tratá-las. Existem muitos tipos de medicamentos que, em geral, são usados em combinação. A maioria destes medicamentos estão disponíveis nas unidades de saúde de seu bairro (SUS) ou nas Farmácias Populares que os fornecem gratuitamente com a apresentação da receita médica. É desnecessário dizer que estas doenças necessitam acompanhamento regular da equipe de saúde que, além dos médicos, incluem enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais, que estarão disponíveis dependendo do tipo de cuidado que cada um precise.

Pois bem, agora que está bem informado, vamos utilizar estas informações para ter uma vida saudável?